No colégio CRA a aprendizagem, a inovação e as metodologias ativas caminham juntas. Dessa forma,seus professores não medem esforços para deixarem as aulas cada vez mais atrativas e inovadoras. Foi pensando nisso, que as professoras Jasciele do Ensino Fundamental I e a professora Marinalva do Ensino Médio, resolveram ministrar juntas uma aula voltada para a turminha do 1º ano do Ensino Fundamental I.
O objetivo da aula foi estimular o interesse dos alunos pelo estudo da ciência e também dos cientistas, buscar e criar oportunidades para os estudantes expressarem suas concepções sobre o assunto.
Os alunos ficaram surpresos em saber que Marinalva não era “somente” professora, mas também bióloga e cientista. E, a partir daí foram surgindo diversas indagações como: como é ser um cientista; quais são as etapas do trabalho de um cientista, quem pode se tornar um cientista, etc.
Foram utilizados recursos multimidia e também um Jamboard para facilitar a interação e comunicação entre todos.
A aula foi finalizada com a realização de um experimento: o plantio do feijão no algodão.
Esse experimento foi escolhido porque visa dar aos estudantes a oportunidade de realizar três etapas do trabalho científico: a montagem de experimentos, a observação cuidadosa e o registro.
Foi um momento de muito aprendizado e rico em troca de conhecimentos.

Escrito por: brunoferreira

Colégio CRA KIDS