Projetando a minha percepção

Promover a interação digital foi o objetivo do projeto “Projetando a minha percepção”, realizado pelos alunos Camila Costa, Daniel Castilho e Isabela Selicani, do quinto período do curso de Psicologia, do Centro Universitário do Sul de Minas, e pelos alunos do 2º ano do Colégio CRA, de Alfenas.

Com apoio dos professores Antonio José Figueiredo Oliveira, Ernani de Souza Guimarães Júnior, docentes do curso de Psicologia, e Leandro Costa Fávaro, coordenador pedagógico do EFII e EM, a proposta foi criar momentos em que os alunos pudessem se sentir confortáveis para interagir nas aulas online a fim de que o ensino seja mais fluido e coerente, buscando facilitar a interação e a fala com professores e colegas.

Os encontros ocorreram durante os meses de junho e julho de 2021, por meio do Google Meet. “Participar do projeto com meus colegas e com o Prof. Antonio foi algo muito especial, nossa dinâmica e parceria acontecia a cada encontro e a participação dos alunos foi gratificante. Tenho certeza que agregou tanto para minha vida acadêmica quanto pessoal”, assim relatou o envolvimento a discente Isabela Selicani Vieira de Carvalho.

Em um dos encontros semanais, participaram do projeto além dos alunos do Unis as alunas Brenda Aurora Castañeda, Lizbeth Gonzalez Zul e María Esperanza Gómez López do Tecnologico Universitário Aguascalientes (TUA), Universidade do México, com a proposta de refletir sobre “O mundo além da minha cultura”, buscando aumentar a compreensão de um cenário/contexto geral envolvendo a pandemia e de tudo que estamos vivendo atualmente.

“Eu gostei do projeto, ele aproxima os alunos da escola que sempre me pareceu muito distante além de também ser um momento para distrair e sair da rotina das aulas”, comentou o aluno do colégio CRA Ruan Carlo Martins Garcia.

Realizar o projeto durante a pandemia foi um desafio, mas todos os alunos demonstraram muito envolvimento e adaptabilidade, características propostas em todas as formações do Grupo Unis.